Ser Odebrecht Agro é poder cada vez mais contribuir para o sucesso da Empresa em busca de superação das nossas metas com espirito positivo e construtivo, gerando resultados cada vez maiores e melhores para a Organização. Acima de tudo, ser Odebrecht Agro é valorizar as famílias, ter respeito, integridade e disciplina.

Tatiane Pereira

Desenvolvimento
Local

Ser Odebrecht Agro é poder cada vez mais contribuir para o sucesso da Empresa em busca de superação das nossas metas com espirito positivo e construtivo, gerando resultados cada vez maiores e melhores para a Organização. Acima de tudo, ser Odebrecht Agro é valorizar as famílias, ter respeito, integridade e disciplina.

Tatiane Pereira

<Home>Mensagem do Líder Empresarial

Programa Energia Social

Implementado em 2009, o programa Energia Social para Sustentabilidade Local abrange os investimentos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável das Comunidades próximas às nossas Unidades. Na safra 2015/2016, investimos R$ 1,8 milhão, beneficiando 18,3 mil pessoas por meio dos projetos realizados nas Comunidades. Desde sua criação, o Energia Social já investiu cerca de R$ 20 milhões em 72 projetos, com mais de 135 mil beneficiados.

O modelo de governança do Energia Social é participativo e promove, periodicamente, a inclusão do poder público local e de lideranças comunitárias na identificação das demandas e na definição dos projetos a serem realizados, de acordo com as diretrizes estratégicas da Empresa. Dessa forma, os moradores da região tornam-se protagonistas do processo de decisão e os investimentos conseguem atender, com agilidade, as principais demandas de cada Comunidade. G4-25Clique e tenha mais informações sobre esse aspecto no Complemento GRI G4-26Clique e tenha mais informações sobre esse aspecto no Complemento GRI

Nos municípios, o programa conta com um Conselho Comunitário e quatro Comissões Temáticas: Cultura; Educação; Atividades Produtivas; e Saúde, Segurança e Preservação Ambiental. Os projetos concluídos nesta safra (veja alguns exemplos no quadro) são acompanhados pelas Comissões e monitorados por indicadores que consideram, entre outros aspectos, as diretrizes para investimento social privado da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial.

Cultura

  • Construção do Auditório Cultural e Ambiental Valdir Justino de Almeida, localizado dentro do Parque Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica (MS), disponibilizando à Comunidade um espaço para a disseminação de cultura e a conscientização ambiental.

Educação

  • Reforma e ampliação de duas escolas municipais de educação infantil em Mineiros (GO), ofertando 168 novas vagas.
  • Aquisição de móveis e equipamentos para o Centro de Educação Infantil Sonho Meu, em Costa Rica (MS).
  • Formação técnica profissionalizante de 236 pessoas em Alto Taquari (MT), em parceira com o Senai, por meio do projeto Qualifica Taquari.
  • Formação do Conselho Tutelar em Cachoeira Alta (GO), fortalecendo a proteção aos direitos de crianças e adolescentes.

Atividades Produtivas

  • Construção da Casa Amas (Associação das Mulheres Assentadas da Região do Pontal do Paranapanema) em Mirante do Paranapanema (SP), onde serão desenvolvidos projetos em saúde, cultura, educação e geração de renda para as famílias de assentamentos da região.

Saúde, Segurança e Preservação Ambiental

  • Reativação da Oficina dos Sonhos integrada à Escola de Artes em Costa Rica (MS), que promove atividades artísticas e socioeducativas a jovens, em especial aqueles que cometeram atos de infração legal, visando sua reinserção e a prevenção contra o uso de drogas.
  • Implantação do Núcleo Florestinha, em Costa Rica (MS), para promover a educação ambiental de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Créditos

Responsável por Sustentabilidade | Mônica Alcântara
Responsável por Comunicação Empresarial | Andressa Saurin
Consultoria GRI e Redação | Usina82
Projeto gráfico | Versal Editores
Desenvolvimento web | Agência Dinamite
Fotografia | Anderson Meneses, Eduardo Moody e Lourenço Furtado

Agradecemos a todos os Integrantes da Odebrecht Agroindustrial que participaram da elaboração desta publicação.